Meu Progresso

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

4 Meses e resposta às perguntas

Hoje foi o retorno com meu cirurgião.
Já na sala de espera... surpresa!!!
Encontrei com a Camila. Ela fez a terapia em grupo comigo. Estava super feliz! Bem mais magra e super satisfeita com a cirurgia!! Fofocamos muuuuiito!!!
Ela me deu altas dicas porque foi hoje na Nutri.
Me falou, por exemplo que podemos tomar em vez de proteína em pó, a proteína líquida e que o Dr Sérgio a liberou pra fazer drenagem linfática, mas pra pegar de leve na área da cirurgia!!!
Conversa vai, conversa vem... encontrei com a Simone e com a Cláudia. As duas acompanham meu blog.
Uma delícia vê-las por lá.
Também conheci a Cintia e a Suzana super legais!!! Disseram que vão acompanhar meu blog também!
Ficamos conversando das 14h (hora da minha consulta) até às 16h30(quando fui atendida). Passou até rápido!!! hehehe

No consultório...
Dr Sérgio disse que estou de parabéns.
Que o meu emagrecimento é mérito somente meu porque se eu tivesse totalmente sem regras, a cirurgia de nada iria ter adiantado.
Disse também que, mesmo se eu pesasse 50 quilos (claro que ele exagerou para ilustrar), ainda serei considerada obesa porque obesidade é uma doença que ainda não tem cura. Basta eu não seguir as orientações que o peso voltará novamente.
Me liberou para os exercícios físicos, porém ainda não posso fazer exercícios de abdomen. Isso ficará pra daqui a 3 meses ainda. Como ele mesmo disse...estou tão bem pra arriscar, melhor esperar mais um pouco!"
Estou com deficiência em Ferro, Cálcio, Vitamina D e Vitamina A.
O ferro já estou tomando remédio.
Para repor Cálcio e Vitamina D, passou uma jujubinha que devo mandar manipular.
Para repor Vintamina A, pediu que eu comesse mais cenoura.
Disse que falta muito pouco pra eu sair da Obesidade grau I e passar a ser sobrepeso. Yesssssssss...
Meus quilinhos no câmbio oficial (balança do Dr Sérgio) está em.....77.7

Fiz uma perguntinha que eu tinha dúvidas há muito tempo... desde que a Thaísa questionou isso no blog dela.

Eu comi de tudo e não tive dumping. Isso quer dizer que eu nunca terei dumping???
Resposta Bombástica: a gente pode sim desenvolver a síndrome comendo o mesmo alimento e bem depois de operada.
E... pra constatar isso, saindo do consultório, encontrei uma pessoa que já está operado há 1 ano e começou a ter dumping agora!!! Uiiiiiii! Me deu um arrepio em saber disso!!!

E pra falar em perguntas....gostaria de agradecer a colaboração de todas enviando perguntas para compor esse post.
E aqui estão as perguntas e respostas. ( já lembrando que sou uma mera gastroplastizada)

PRÉ OPERATÓRIO

Seu médico indicou alguma coisa que ajude a evitar a fistula? Seu médio informou qual o periodo de risco para se ter a tal fístula?

As fístulas são feridas operatórias que demoram pra cicatrizar. Meu médico não indicou nada para evitá-las.
Pra falar a verdade, ele nem me informou que poderia ocorrer essa tal fístula. O que ele alertou foi que a cicatriz iria abrir em algumas partes para a saída do seroma, mas que depois ela fecharia sem precisar colocar nenhum medicamento.

Qual foi sua alimentaçao 24h antes da cirurgia?
Cada médico estabelece um período. O meu disse que eu poderia comer tranquilamente até a véspera da operação sendo que nesse dia, procurasse as comidas mais leves.

Sei que não tenho peso suficiente para realizar a cirurgia bariátrica, ( meu IMC é 31), porém, sou diabética tipo 2. Ultimamente tenho pensado em realizar esta cirurgia para me curar ou melhorar bastante desta doença, pois a tenho desde pequena e estou sempre tomando medicamentos (que não são baratos), nem sempre consigo controlá-la (mesmo com medicamentos) e não consigo emagrecer. Faço hidroginástica, musculação, circuito aeróbico cinco vezes na semana e mesmo assim encontro uma certa dificuldade para emagrecer e sem falar nas dores nas pernas que, segundo o endócrino, é por causa da diabétes. Será que conversando com o meu endocrinologista sobre esta cirurgia, sería um caminho para a melhora de minha saúde?? Será que ele iria concordar com esta hipótese, mesmo o meu IMC não sendo o equivalente para indicar esta cirurgia???

Nas palestras que meu médico ministra, ele diz que tem caso em que a diabete é curada ou, pelo menos bem amenizada e essa comorbidade por si só já justificaria a operação, mesmo sem ter o IMC adequado.

Em relação a se o endócrino vai concordar com a operação, eu não vou poder te ajudar a responder porque cada médico tem uma cabeça.

Tem endocrinologista que, mesmo você tendo o peso, reluta pela cirurgia..
Te digo que pra obter o laudo de um endócrino é uma luta!
Mas acho que não custa tentar né?
Vá a um cirurgião primeiro e se certifique-se que ele possa te operar apenas com essa comorbidade.
Se o cirurgião der o Ok, ele vai passar uma bateria de exames e, de posse dos exames, procure o endócrino para o laudo.


PÓS OPERATÓRIO


Você está satifeita com a cirurgia? Em que grau de obeside você operou e qual que você está agora?
Estou super hiper mega ultra satisfeita com o resultado da cirurgia. Operei no estágio Obsidade Mórbida e agora estou no Grau de Obesidade I, mas já com um pezinho pra sair dela.

Como está sua cicatriz?
Minha cicatriz hoje tem 8,5 cm, está bem vermelha e um pouco grossa. Meu dermato disse que vai ficar fininha e branquinha.


(Essa foto foi tirada antes da primeira aplicação de infiltração)



Você está conseguindo fazer RA?
Minha RA está nos altos e baixos. Questão de me acostumar mesmo.
Na hora as refeições, coloco uma colher de arroz, uma colher de feijão, uma carne bem pequenina e deixo a metade. Essa história de legumes e verduras ainda não assimilo bem. Nunca gostei.

Quais remédios você está tomando atualmente?
Ainda estou tomando Omeprazol, ALL 26, Ferro e Vitamina C, tudo isso com indicação médica.
Perguntas

Seu cabelo tem caido? O que é que a gente faz?
A queda de cabelo não se dá exclusivamente por causa da cirurgia, mas é uma consequencia de qualquer emagrecimento rápido.
Até os 3 meses, meu cabelo caía o normal, como sempre caiu. Já agora quase chegando ao quarto mês, começou a cair muuuuuuuito.
Fui ao dermatologista e ele me passou um mousse para fortalecer os cabelos. Acho que a solução é esta: procure um dermatologista e se informe o que fazer quando começar a queda de cabelo.

Como funciona esse lance do chocolate? Você consegue comer sem mal estar? E a quantidade comida, você come bem pouquinho mesmo?
Todo gastroplastizado tem chance de desenvolver a síndrome de dumping.

Resumidamente e leigamente falando, acontece essa síndrome porque há uma passagem rápida dos alimentos presentes no estômago para o intestino, principalmente dos alimentos ricos em açúcar ou gordura. Os sintomas comuns são náuseas, fraqueza, suor, frio intenso, desmaios e diarréia após a alimentação. É necessário evitar os alimentos que contém açúcar ou gordura. Para a pessoa saber se vai desenvolver ou não essa síndrome, tem que comer o alimento.

Eu então quis fazer o teste e, em casa, comi um bolo de chocolate. Não senti nada. Já experimentei diversos chocolates, comi frituras, bacon, e nada de passar mal. Ainda bem, porque não é agradével você ter vontade de comer e não poder, mas achei ruim porque agora não tenho freio pra nada. Eu é que tenho que ter consciência de que essa operação não é um milagre e sim, uma ferramenta para emagrecer. Só depende de mim, evitar o que não se deve comer.

A quantidade de comida é pequena, mas não é algo que me faça ficar triste ou deprimida. É a quantidade que eu consigo comer e fico saciada ao extremo. Cerca de 100 gramas.

No hospital, depois de operada, quando que já podemos beber água?
Depende de cada médico. No meu caso, a minha dieta foi zero e isso incluía ingestão de água. Só pude beber água na hora da alta.

Quando a gente não pode tomar água dá uma vontade incontrolável de beber. Uma sede fora do comum.
Uma dica que eu dou porque foi super válida pra mim é pedir dois copos: um com água bem gelada e outro vazio. Você coloca a água na boca, mas NÃO ENGOLE. É só pra dar a sensação mesmo, e cospe no copo vazio.
Eu fazia isso toda vez que sentia sede.


Houve alguma alteração na sua mentruação? (Ciclo, fluxo... essas coisas)
Meu fluxo diminuiu um pouco porque era muito intenso, mas o ciclo continuou o mesmo.

Sente muita fome agora depois de 4 meses de operada?
Sinto muita fome maa sempre nas horas exatas que tenho que comer. Sempre de 3 em 3 horas essa fome aperta. Aí eu como e logo na primeira garfada a fome passa.

Algum alimento te faz mal?
Até agora, nada do que eu ingeri me fez mal. Nem mesmo os doces e as frituras que são as verdadeiras temidas de um bariátrico porque pode causar dumping.

Hoje com 4 meses de operada quantas refeições vc faz por dia?
Faço 5 refeições, mas deveria fazer 6. A última que é a Ceia até hoje eu não consegui fazer porque estou totalmente saciada, mas é errado. O organismo não pode ficar tanto tempo assim sem receber alimentos.

Eu tomo café da manhã, lancho às 10h, almoço, lancho ás 16h e janto.

Você toma líquidos em goles pequenos ainda?
Eu já consigo tomar goles grandes de água, num período de tempo mais curto entre uma golada e outra. Isso aconteceu por volta do final do segundo mês.

Quanto tempo de internação você ficou?
Minha internação foi na segunda bem cedo. Fui pra UTI no mesmo dia, não sei que horas porquê ainda estava dopada, mas deve ter sido pela manhã mesmo. À noite, dormi na UTI. Terça-feira de manhã, fui para o quarto e à noite, dormi por lá. No outro dia, eu já poderia ter sido liberada no começo da manhã, mas o Doutor Sérgio só chegou no quarto no comecinho da tarde quando conversou comigo, me deu um copo d’água pra tomar e me deu alta.

Com quanto tempo depois de operada precisa voltar no endocrino?
Até hoje, não tive orientação para voltar ao endócrino.

Precisou fazer algum exame nesses 4 meses?
Fiz um check-up completo de sangue que apresentei à Nutricionista e hoje ao Doutor Sérgio


Agora, umas fotinhas pra não perder o costume....












20 comentários:

Tetê disse...

Fantástico esse seu post! Ah... parabéns pela aprovação do cirurgião! Isso que ele disse "uma vez obeso, sempre obeso" é uma verdade que eu constatei. Em 96/97 eu fiz Vigilantes do Peso e emagreci 23kg - deixei os 90kg e passei para os 67kg! Nas reuniões ouvia que quando o emagrecimento é gradual, passamos a "pensar leve", nossa mente emagrece junto com o corpo e nunca mais a gente engoraria. Passei para o período de acompanhamento, no primeiro ano engordei 3 kg, mas com 70kg estava muito bem. Mantive esse peso por 2 anos. Passei 45 dias no nordeste em férias e engordei outros 3 quilos. No retorno para casa fiz de tudo para eliminar esses 3kg e nada! Pelo contrário, fui engordando devagarinho. A cada mês algumas gramas e em 2003 já estava nos 90kg de novo! Então, o negócio é estar sempre no controle da situação, não dá prá bobear. Nossa... fiz um post! Cruzes! Eu vejo suas fotos e fico admirada... Bjks Tetê

Dani disse...

Oi Fabi, vi suas fotos e nas PB vc esta tão linda!!!! E vai ficar cada vez mais né....

Querida, a Aline opera amanhã de manhã, vamos mandar boas vibraçõe pra ela, por favor.

Vc nem falou nada do email que te mandei sobre o email que te mandei. Não gostou ou esta na correria ???

Beijos

binha zinha disse...

oi fabiola! super obrigada por todas essas respostas, ajudou muito, muito mesmo pra saber o que me espera, hehe.
e parabens, vc esta linda, um arraso!!!!
bjokas

Andréa disse...

Nossa Fabi,essas fotos em preto e branco estão de arrasar!!!Adorei,vc tá lindona demais.
E o seu emagrecimento é absurdo visto nas fotos,é outra pessoa.
Eu completei 4 meses de operada no dia 27/11 e lá se foram 21.400 kg,também estou super feliz.
Única coisa chata é a queda de cabelo,eu estou assustada com isso.
Ah,quase esqueci de te contar.
Comprei Centrum nos EUA.
Acredita que vieram 260 cápsulas por U$16,00?
Muito barato né.
Devia ter trazido mais,marquei nessa,super arrependida.
Beijocas e parabéns pelo sucesso.

Grazi disse...

Querida Fabi, sabia que sinto uma saudade enorme qdo não vejo o seu post no meu blog ? Incrivél como acostumamos com amigades mesmo ao longe, mas não te abandono nunca e sempre passo aqui para dar um oizinho...
Adorei como sempre seu post, simplismente tirou muitas dúvidas que ainda tenho, pois meu médico é meio "secão"...rs
Por isto é sempre esclarecedor trocarmos idéias.
Espero que seu retorno no serviço tenha sido bem bacana, vc merece.
Está linda viu... seu sorriso vale ouro...

Sua amiga virtual.

Jania Almeida disse...

Mesmo não tendo postado nenhuma pergunta tinha dúvidas sobre se pode ou não beber água após a cirurgia, fiquei muito satisfeita com a resposta...
E gostei também de todas as questões respondidas !!!
Bjks pra vc e continue assim amei as fotos que progresso heim, vc tá realmente liiiiindaaaaaa!!!!

Aline disse...

Arrasou amiga, nao tirei muitas fotos, oh mulher enrolada eu né, masssssssssssss amanha sai amiga, amanha!!!!!! 8h da manha estarei operando hospital alvorada, vai dar tudo certo, chegou a hora!!!! Beijossss, obrigada pela força, sempre

Clau disse...

Gata vc está divina...parabéns pelos 4meses de cirurgia e pelos kg eliminados...vc emagreceu
bastantérrimo, repara no abdomem...nossa!! sua barriga está retinha,..eu sinto muito orgulho de vc...vc é uma vencedora...e daqui a pouquinho vc atinge a sua meta de 65kg..falta pouco em vista de antes...né??? e arrasou nestas fotos em preto e branco. Tá lindona!!!!
te desejo sucesso sempre.
beijão.

Susana Pereira disse...

Oi Fabi,

Adorei te conhecer, o seu blog está maravilhoso! QQ dia desses entrarei com mais calma para ver tudinho com calma. Olha suas fotos ficaram ótimas, continue assim que daqui pouco vc estará uma miss. hehehe. Bjos Susana

Golden Girl disse...

Amiga vc nota o quanto vc brilha nas fotos!!!??? rssss
Vc está linda!!! Parabéns!!
parabéns pela iniciativa do questionários!! Estou certa que muitas borboletas e pretendentes serão ajudadas por vc!! É uma atitude de uma pessoa Grande! Parabéns!
bjokas

Cau Azevedo disse...

Fabíola...vc tá cada vez mais linda! E parabéns pela vitória e iniciativa de responder várias dúvidas das pessoas! Te adoro muito amiga! Beijos

bruna disse...

amiga, vou responder este questionário também tá? uhauhahua

:**********

TÁ BAFÃO!!!!!

gloria disse...

amiga chokei com suas respostas, realmente, vc tira muitas duvidas.
alivia para muitas pessoas, saiba q muitas coisas eu aprendo com vc, depois eu tiro as duvidas, rsrsrsr bjssss

Marina Vieira Claro disse...

Fabi

Suas respostas caíram como luvas às minhas dúvidas, já que estou no quase...

Vc está simplesmente linda,.. seu sorriso nas fotos consegue transmitir a sua alegria, parabéns!

beijos

Alessandra Aleixo disse...

Olhaaaaaa!!! vc está mais que de parabéns!!!! vc está lindíssima... e agora se disser que não está vendo diferença... vou te aconselhar um óculo..rsrsrsr.
Bom quando leio seu blog, me a sensação de que estou me consultando, sua clareza nas coisas me fazem acordar de vez enquando.
Bom de toda forma... não vejo a hora de poder comer um chocolatinho, e se Deus quizer sem a sindrome que vc contou ai... mas acredito que eu não va ter isso não... Deus está comigo sempre, a num ser que ele queira usar isso como lição pra mim aff...
Bom lindona eu estou chegando aos 3meses de operada... vou me pesar amanhã, mas eu acho que entrei no devagar e quase parando tb... só emagreci 750 gr.
E eu tenho ´muuuuuita que da cabelo tb, não me desesperei pq achei que fosse normal... como tenho muito cabelo então nem liguei, mas agora está piorando a cada escovada rs... e minha cicatriz é de video, e esta ficando calombinhos no lugar da cicatriz, uns calombinhos avermelhados e coçaaaaa...
será afamosa queloide??? rsrsr
Bom lindona... agora vou trab pra fazer valer meu salário... ah e parabens pelo desenroalr da sua vida profissional que Deus continue te abençoado ... vc a valiosa aos olhos do Pai... bjs

LU disse...

Fabi, vc esta linda nas fotos!!! Parabéns. Quanto ao Dumping...acontece sim depois de muito tempo tb..rs...eu nem acrditei, comecei a observar que depois de algum alimento (q nunca lembro qual)...me sentia mal, completamente fraca e com vontade de vomitar....e ai eu lembrei do Dumping...e falei depois de 10/11 meses de operada???? è isso mesmo. loucura, loucura, loucura..rs...outra coisa Fabi, vou vc que falou q ia fazer Curvez?...e ai vc fez?...me diga....grande beijo

Fabiola Neves disse...

Oi Lu,
Não sei pq, mas seu perfil não está disponível pra mim!!!
Essa história do dumping depois de muito tempo é uma coisa muito esquisita né?
Entrei na Curves sim e to adorando!!! Dia 13 vai fazer um mês.
Recomendo.

Flavia disse...

OI querida, adoro seu blog, estou aprendendo muito com ele, minha cirurgia é dia 18, reze pra mim... queria que vc postasse fotos da cicatriz atual pra gente ver como ficou depois da tal infiltração... se não se importar, claro, e tira uma foto tipo de busto pra gente ter noção do tamanho da cicatriz porque não dá muito pra ver até onde vai... a minha vai ser aberta também, já chorei muito por não poder fazer por video, mas quando vi a sua cicatriz vi que ficou linda,...um beijao, fica com Deus...

Anônimo disse...

Oi Fabíola, amei seu blog. Hoje estou fazendo 10 dias de operada. Graças ao poder de Deus, estou muito bem e feliz da vida. Só que estou fazendo algo errado, sabe que coloco pedaço de frango ou algo suculento na boca, fico sentindo o sabor e depois jogo fora e lavo a boca. Mas ñ engulo nada. Meu médico é o Drº Fábio Almeida, sou de Aracaju/Se. A minha cirurgia foi por vídeo, apenas 6 cortes pequeninos.
Te desejo muita paz.
obs.: como vc ficou mais bonita!!!!

Fabiola Neves disse...

Olá!!
Vc que não se identificou!!!
Fico feliz pro vc ter gostado do meu blog!!!
Obrigada pelos elogios!
Da próxima vez, envie seu blog ou seu e-mail para que eu possa te responder e não esqueça de assinar seu nome!!!
Beijinhos

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP